“Eu nunca imaginei que poderia sentir tantas coisas drástiscas em pouco tempo. As pessoas de todo o Japão entraram em choque sem poder fazer nada. Quando voltava para casa a tarde passava por Harajuku e outras regiões de Tokyo, pude sentir muita tristeza, confusão e incertezas no ar.Nós que vivemos em Tokyo somos sortudos, pois, os danos não foram tão graves. A região mais afetada foi o nordeste, região de Tohoku. Nós estamos fazendo o nosso melhor mandando ajuda para os afetados. Dando ou mesmo economizando energia já ajudará.” (anônimo)
Apesar da situação de Tokyo ser a melhor de todas as partes do Japão que foram afetadas até mesmo Harajuku sentiu o impacto.
Harajuku foi rapidamente esvaziada após o terremoto, por causa das linhas de trem que foram desativadas. Mas apesar do desastre histórico, isso não durou muito para as pessoas voltarem a trabalhar e viver a vida “normalmente”.
O fundador da marca 6%DOKIDOKI, Sebastitan Masuda, esteve em Harajuku por 15 anos, durante esse tempo percebeu várias mudanças. Uma foi no dia 11 de março. Dias depois do terremoto, Sebastian começou a pensar em alternativas para juntar forças e reviver Harajuku.
Quando você pensa em 6%DOKIDOKI, provavelmente pensou em acessórios coloridos e brilhantes, cute fashion, cute store, cute website, tudo muito cute. Sua primeira impressão pode estar errada. Há uma boa razão para a marca 6%DOKIDOKI ser chamada de “Sensational Lovely Shop” e usar frases como “Kawaii Anarchy” para descrever sua estética.
Apesar de Sebastian ser conhecido mundialmente como único e o designer “extremely cute”, há mais filosofias do que somente coisas kawaiis. Ele é o responsável pelo forte apoio em manter o espírito de Harajuku durante vários anos, incluindo no fechamento de Hokoten feito pelo governo nos anos de 1990, na crise econômica e na recente investida nos “fast fashion” nos bairros.
Apesar disso tudo, Sebastian é considerado o campião em Harajuku pelos jovens por poderem se expressar e se divertirem livremente.
Ele acredita que essa “saúde” de Harajuku como centro criativo e lugar para todas as pessoas jovens está relacionado diretamente com a “saúde” de Tokyo e de todo o resto do Japão.
Com tudo isso em mente, Sebastian veio com a ideia de criar o “MIGHTY HARAJUKU PROJECT”, que obteve com o simples conceito de unir as pessoas de Harajuku para ajudar as pessoas necessitadas.
A primeira urgência foi em recolher donativos para as vítimas do Tsunami. O pessoal do 6%DOKIDOKI, clientes e muitos outros trouxeram alimentos e dinheiro para a loja em Harajuku, onde foram embaladas e mandadas para as áreas que mais sofreram.
Mas Sebastian tinha mais coisas em mente, quando criou o MIGHTY HARAJUKU.
O Projeto também procura assegurar os jovens de Tokyo, que ainda têm lugar para morar, se sentirem seguros e sem preocupações. Além disso, Sebastian acha importante compartilhar imagens e notícias de Harajuku para as outras áreas de Tokyo.Ele faz relatórios das situações das ruas de Harajuku através do celular, blog, twitter e facebook.
As lojas, marcas e organizações estão ajudando o projeto, isso inclui a Revista Fruits, ADD, Dr. Martens, Faline Tokyo, Nadia, G2?, Spinns, Panama Boy, Hypercore e mais.
Para mais informações do MIGHTY HARAJUKU Project:
Organizações que estão ajudando o Projeto:
· 6%DOKIDOKI
· ADD
· Business As Usual
· DETECT
· Dr. Martens
· Faline Tokyo
· flower
· FRUiTS
· Furugiya-honpo
· G2?
· Green
· Harajuku Fashion Walk
· ILLEI
· Kissa Christie
· LISTEN FLAVOR
· NADIA
· Naval.
· NPO Shibuya College
· P’s
· PANAMA BOY
· HYPER CORE
· Rid Snap
· SPINNS
· Spiral
· TokyoFashion.com
· TokyoKawaiiMagazine
· VACANT
· VOLUME
Para mais informações de como doar para as vítimas do terremoto e tsunami:
































Nenhum comentário:
Postar um comentário